Desterro, 03 de fevereiro de 2011
Minha Mangueira querida que me perdoe mas, este ano, sou Grande Rio desde criancinha.
Minha Ilha querida vai arrebentar na Sapucaí.
Y-Jurerê Mirim na veia!
Enredo
"Em entrevista ao site, o carnavalesco Cahê Rodrigues, que fará seu terceiro carnaval pela Grande Rio, nos contou como está sendo o preparo da escola para o carnaval de 2011.
Ele nos informou as expectativas e os desafios que encontrou para desenvolver o enredo - Y Jurerê mirim, a encantadora ilha das bruxas (um conto de Cascaes) – que relata as lendas, mitos e magias sobre Florianópolis contadas por Franklin Cascaes.
Cahê mostrou-se muito otimista e confiante no título inédito da Grande Rio, que desfila este ano com 4 mil componentes, 7 alegorias, sendo 4 elementos alegóricos divididos em 33 alas. A escola traz na comissão de frente, 15 componentes que trazem um elemento surpresa inspirado nos contos lúdicos da ilha de Florianópolis.
O público pode esperar alguma surpresa da Grande Rio este ano?
"O público pode esperar várias surpresas, começamos com a comissão de frente que traz um elemento surpresa muito interessante inspirado nas lendas bruxóricas da ilha. O primeiro setor é recheado de imagens interessantes, seguido do abre-alas que é um carro que promete um impacto visual muito grande. Nós nos preocupamos em presentear os jurados e o público com uma surpresa em cada setor que vai surpreender até o final do desfile."
Qual foi seu maior desafio no enredo sobre a cidade de Florianópolis?
"Apesar do enredo não ter sido sugerido por mim, foi uma proposta que apresentaram a escola, e eu embarquei na idéia, fui pra floripa, fiquei umas 3 semanas lá pesquisando, recolhendo material, depois eu sentei com a minha equipe de criação, nós discutimos muito até chegar no caminho certo pro carnaval. A grande rio saiu de um vice-campeonato, a gente precisava de um grande enredo pra disputar o título, e a principio assustou a questão de falar de Florianópolis, uma cidade, então o desafio foi sair de um lugar comum, e a gente conseguiu através de Franklin Cascaes, um grande artista da ilha, através de seus contos e lendas envolvendo bruxas e outros seguimentos da ilha, isso possibilitou que a gente pudesse construir um enredo fantasioso, lúdico, recheado de curiosidades, acho que isso que despertou interesse nas pessoas, quando elas começam a ler a sinopse, só lá no final vão descobrir que essa ilha encantadora e mística é Florianópolis"
GRANDE RIO - 2011
Enredo: Y-Jurerê Mirim - A Encantadora Ilha das Bruxas (Um conto de Cascaes)
Autores: Edispuma, Licinho Jr. Marcelinho Santos e Foca
Yjurerê mirim...
Meu paraíso... que maravilha!
Foi Deus quem fez assim
Com todo encanto... essa magia
Entre contos e lendas
Quanta imaginação
Celebrando a natureza
Rituais de gratidão
Eu também sou carijó
E bendito o meu lugar
Rezei forte... nesse chão
Sai pra lá assombração
Já peguei meu patuá
Caldeirão vai ferver
A Grande Rio chegou
Vem trazer pra você (bis)
Uma porção de amor
É a receita que a bruxinha ensinou
O Folclore é tradição
Valorizando a cultura popular
O canto... a dança
O sagrado e o profano
Minha Ilha encantada
Vivo te admirando
Beleza... riqueza
Repousando sobre o mar
Santuário pra sonhar
Meu Rio te abraça... Floripa tão bela
A tua história virou carnaval (bis)
Essa ponte é a luz da passarela
É obra-prima esse cartão postal