domingo, 11 de novembro de 2007

Colégio Coração de Jesus






Poxa vida, esse assunto está entalado na goela há tempos.
Meu (ex)colégio tem 109 anos e foi assassinado assim, sem mais nem menos.
As irmãs Benvenuta, Gonzaga e Evódia reviram-se no túmulo, certamente.
Não vou entrar no mérito administrativo da instituição. Só quero o direito de espernear.
Na minha família já estávamos na quarta geração de alunos.
Minha mãe e suas irmãs vieram de Lages no final dos anos 20 para aprimorarem seus estudos na capital. Era o "colégio das freiras", apropriado para as moças de boa familia daqueles anos. E assim, suas primas e muitas moçoilas bem nascidas de então.
Casaram e tiveram filhos que seguiram os mesmos canones.
Depois foi a nossa vez de encaminhar nossos próprios filhos. E nossos filhos fazendo o mesmo com os seus.
Como já anunciei, não entro no mérito gerencial, entro no emocional mesmo.
É muita falta de consideração e sensibilidade da atual direção.
Que se alterem as regras administrativas mas, gostaria muito de saber se havia a real necessidade de mudar o nome do colégio, seu uniforme, suas cores tradicionais. Que vantagem tem isso, meu bom Jesus?
Bom, cheguei ao ponto - TRADIÇÃO.
Acho que atualmente ninguém está interessado nisso, né mesmo?
Soube que algum movimento foi feito, inclusive na Câmara de Veradores.
Pelo que está aí, nossos nobres edis devem ter muito mais o que fazer. Projetos muito mais mirabolantes a aprovar do que se meter numa bobagem dessas.
São só 109 anos jogados no ralo. O que é que tem demais não é mesmo?
Pode não ter para um monte de gente. Para mim tem sim.
Tive o prazer de formar uma das filhas no Coração de Jesus. A outra saiu junto com a mudança.
Os incomodados que se mudem. Não é esta a ordem geral?
E é por essas e por outras que a minha cidade anda tão descaracterizada.

6 comentários:

Anônimo disse...

Também compartilho a indignação!!!!!!!!
Não é viver do passado!!!!!!!!!
É preservar nossa história!!!
Não deteriorar nossas lembranças boas!!!!
Está sem identidade o "nosso"
C.C.J.
Colégio Coaração de Jesus!!!
Gostei.
Rosa

Anônimo disse...

silllll
que delícia o teu blog!!!!
ai, quero mais tempo pra ler mais....
beijOOOOs

Unknown disse...

Silzinha querida, que postagem mais gostosa!!! Adoreeeeeei a foto e o texto cheio de emoção! Apesar de caírem por terra algumas tradições (o que é péssimo) ficam, pelo menos na memória emotiva, as boas recordações dos tempos felizes da vida.
Bjocas e muitas saudades.

Maria Augusta disse...

Oi, tudo bom?
Eu tb sou ex aluna do CCJ e eu queria fazer um trabalho na faculdade sobre ele, e vi que vc tem bastante material, principalmente foto!
Será que vc pode me ajudar?
Adorei seu post!
Um beijo...
Se vc se interessar em me ajudar por favor me mande um email: milady_madeleine@hotmail.com

Obrigada

paula disse...

Não posso explicar em palavras a emoção que senti ao ver a foto daquela menina de uniforme. Toda a minha infancia em Floripa jorrou de uma so vez. Foram nos anos 50.
Também compartilho do seu sentimento em relação ao nosso querido Colégio Coração de Jesus.
Adorei o seu Blog, alias conheci por acaso numa subita saudade dos tempos passados em Florianopolis. Atualmente moro na França.

Beijos,
Paula

Virginia Surlemont de Souza disse...

Procura-se verdinhos de 1986
Procura-se Verdinhos de 1986
Boa tarde! Estou procurando alguem que possa ter feito o Jardim de Infância no CCJ comigo (ano de 1986 ou 1987). Gostaria de obter registro fotográfico da formatura do jardim para elaborar eu convite de formatura da faculdade. As minhas se perderam em um incêndio em minha casa. Obrigada

Estudei no CCJ nos anos de 1985 a 1987 (azulzinho, verdinho, 1ºsérie-sai logo no início do ano, mudei-me para Porto Alegre; motivo divórcio dos meus pais). Meu irmão Marcelo fez neste período do amarelinho ao verdinho).

Fui "juramentista" desta turminha e como "possivelmente" a serei na minha colação de grau neste semestre, gostaria de conseguir alguma foto ;)
Também tive diversas apresentações nos "Festivais de Valores", inclusive como apresentadora!

Dancei valsa, uma dança dos Thundercats (vestida de Sheetara, hehehe), do Rambo...
Meu irmão dançou uma vez vestido de Mickey.